Introdução ao estudo da hierarquia de memória
Memórias são dispositivos usados no armazenamento e recuperação de informação. Apresentam uma grande variedade de tecnologias, desempenho, custo e capacidade. O conceito de hierarquia de memória fornece uma visão do custo, desempenho e capacidade das memórias.
Na base da pirâmide, tem-se as memórias de baixo custo, maior capacidade de armazenamento e menor desempenho. No topo da pirâmide, tem-se as memórias de maior custo, menor capacidade de armazenamento e maior desempenho.
A figura acima mostra os dispositivos associados a cada nível da pirâmide
Características de Desempenho
As memórias podem ser caracterizadas pelos seguintes parâmetros de desempenho: tempo de acesso, capacidade de armazenamento, volatilidade, tecnologia e custo.
Estudo dos dispositivos de memória
Registros (registradores) – Memórias individuais agrupadas para armazenar uma palavra em binário. São de alto desempenho, usadas pela CPU ou por outros dispositivos para armazenamento temporário de dados. Alguns registradores na CPU participam do processamento e podem ser acessados por programas. Registradores especiais somente podem ser acessados pela CPU.
Memória Cache (aumenta velocidade) – São memórias rápidas, com capacidade de alguns KB a poucos MB, localizadas próxima à CPU. Existem em dois níveis: L1 (Level 1) e L2 (Level 2).
Tecnologia das memórias semicondutoras: SRAM e DRAM
RAM (Random Access Memory -Memória de Acesso Randômico). Permitem leitura e gravação. O termo randômico indica que a memória tem acesso não sequencial, isto é, o tempo para gravação ou leitura de qualquer posição da memória não depende de localização. Duas tecnologias de fabricação: DRAM e SRAM.
Memória de grande capacidade – memória secundária
As memórias secundárias são para armazenamento de massa ou de armazenamento. Exemplos: HD’s (Hard Disk), DD (Disk Drive), CD-ROM, pen drives, entre outras.
Dispositivos de apoio
Gabinete – estrutura na qual é fixada a placa-mãe (Motherboard). Na placa-mãe estão conectados os dispositivos de armazenamento, a CPU, as placas controladoras, drives, fontes de alimentação, slots, etc.
Baixe a aula completa no link sobre arquitetura de memórias.
Sobre o Autor