A disciplina Programação de Computadores apresenta os conceitos de computação, de algoritmos de programação de computadores e linguagens de programação.
Nas aulas serão abordados conceitos e estruturas básicas dos computadores, Sistemas Operacionais e será feita uma introdução a algoritmos e sua representação.
Inicialmente, a metodologia de estudo considera a programação como uma estrutura sequencial na forma de: Entrada -> Processamento -> Saída. Deste modo, a programação é similar à programação de calculadoras científicas. Serão considerados os tipos de dados e suas representações, assim como as formas de entrada e saída de dados.
A fase seguinte do curso Programação de Computadores aborda os comando básicos das linguagens de programação: comandos de decisão (if, else) e as estrutura de repetição (for, while, repeat).
A última fase do curso trata as estruturas de dados mais elaboradas: arrays e registros. As primeiras tratam vetores e matrizes na forma de estruturas de dados homogêneos (mesmo tipo); e os registros tratam as estruturas de dados não homogêneos. Também são desenvolvidos os conceitos de funções e passagens de parâmetros por cópia e por referência.
A primeira parte do curso considera um algoritmo
como uma sequencia ordenada e finita de passos executáveis para resolver um problema (computacional).
Este tema é tratado nos seguintes arquivos:
Matemática: Exercícios de raciocínio matemático
*Em computação, o conjunto de passos é limitado e deve seguir uma notação precisa (obedecer a regras de sintaxe da linguagem).
Na representação de um algoritmo por fluxograma é feita a descrição de um algoritmo em notação que combina elementos gráficos e textuais. Esta técnica apoia o entendimento à solução lógica dos problemas propostos.
1º aula – Estrutura e programação de computadores
Fluxograma, algoritmos, variáveis, funções, tipos de dados e operadores. Arquivo para download: Estrutura sequencial de programação.
2º aula A – Expressões condicionais e operadores relacionais
A entrada dos dados, o processamento, a tomada de decisões e a saída dos dados. Exemplos e operadores relacionais. Arquivo para download: Expressões condicionais e operadores relacionais.
2º aula B – Comandos de seleção múltipla – Caso e Se
Comando de seleção múltiplas que permitem a tomada de decisão pela comparação de valores e/ou expressões. Arquivo para download: Comandos de seleção múltipla.
3º aula – Comandos de repetição – Loop
Comando de repetição For, que permite que uma sequência seja executada repetidas vezes: até que uma condição mude ou pela determinação de um número fixo de vezes. Arquivo para download: Comandos de repetição.
4º aula – Estrutura seleção múltipla
Comandos: switch, while, do while e exercícios. Arquivo para download: Comandos de seleção.
5º aula A – Comandos de repetição com pós condição
Como funciona o comando do while com pós condição de repetição. Arquivo para download: Repetição com pós condicional – parte A.
5º aula B – Comandos de repetição com pós condição
Continuação da aula sobre o funcionamento de comando de repetição pós condicional. Arquivo para download: Repetição com pós condicional – parte B.
Os cursos de linguagens de programação de computadores em décadas passadas eram estudados apenas em institutos de pesquisas. Passaram a ser disciplinas de cursos de graduação no final do milênio passado. E hoje já começam a ser ministrados para crianças.
Sobre o Autor